Dezembro Vermelho – mês de prevenção da Aids

A Aids (abreviação de Acquired Immune Deficiency Syndrome) é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, conhecida também por “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, causada pelo HIV. Este vírus ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções.
Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS continua sendo uma preocupação para os brasileiros. O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulgou que, só no Brasil, 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV em 2015. O Programa também apontou um aumento de 18,5% das pessoas que vivem com a doença em apenas 5 anos no país.
Por isso, o Governo Federal considerou o último mês do ano como Dezembro Vermelho, para conscientizar sobre o combate à Aids. Veja a seguir diversas informações sobre o contágio, exames e prevenção!

Formas de contágios
Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
Sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral;
De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
 
Sintomas
Os primeiros sintomas da doença podem ser tão leves que frequentemente são confundidos com um mal-estar passageiro. Mesmo quando se manifestam com mais intensidade, podem ser interpretados como os sintomas de uma virose. Por isso é importante fazer o teste que permite a verificação da infecção. Os sintomas mais comuns são: febre constante, manchas na pele, calafrios, diarreia constante e perda de peso.

Formas de proteção
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde.
A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre.
Porém, o preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. Além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, ele previne contra a reinfecção pelo vírus causador da aids, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.
Guardar e manusear a camisinha é muito fácil. E atenção: nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo. Aí sim, ela pode se romper ou estourar.

Exames
No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente exames para detectar a resposta do organismo ao vírus do HIV. Podem ser feitos em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em alguns hospitais. Primeiro é efetuado um teste ELISA. Caso o resultado seja positivo ou haja dúvidas, é feito o Western-blot, um exame mais eficaz na detecção. É importante lembrar que, como ambos os exames detectam a resposta imunológica ao vírus, é necessário esperar de 30 a 90 dias depois do contágio para o exame ser mais preciso.

O que é o PEP?
A Profilaxia Pós-Exposição, ou simplesmente PEP, é um tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada para as pessoas que podem ter tido contato com o vírus em alguma situação, tais como:
 – Violência sexual;
 – Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha);
 – Acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico).
Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72 horas. Você deve procurar imediatamente um serviço de saúde que realize atendimento de PEP assim que julgar ter estado em uma situação de contato com o HIV. É importante observar que a PEP não serve como substituta à camisinha. Muito pelo contrário: o uso de preservativos masculinos e femininos é ainda a principal e mais eficiente maneira de se evitar o HIV. Não deixe jamais de utilizar camisinha e se proteger em toda relação sexual.

Não faço parte do grupo de risco, posso ficar tranquilo/a?
Essa distinção não existe mais. No começo da epidemia, pelo fato da aids atingir, principalmente, os homens homossexuais, os usuários de drogas injetáveis e os hemofílicos eram considerados grupos de risco. Atualmente, falamos em comportamento de risco e não mais em grupo de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma geral, não mais se concentrando apenas nesses grupos específicos. Um exemplo disso é que o número de heterossexuais contaminados por HIV tem aumentado proporcionalmente com a epidemia nos últimos anos, principalmente entre mulheres. Por isso, a prevenção é fundamental para o Combate à Aids!

NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.

No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado. O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

São fatores de risco para desenvolver câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais em cerca de 65% dos casos); histórico da doença na família; ser da raça negra (maior incidência); hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

A adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física podem ser favoráveis e aumentar a sobrevida dos indivíduos. Há estudos indicando que o consumo de alimentos ricos em vitaminas como A, D e E, minerais como o selênio, e compostos bioativos como os carotenoides presentes em frutas e vegetais de cor alaranjada, vermelha ou amarela (tomate, cenoura), além das leguminosas (feijão, ervilha), são componentes da dieta que têm efeito protetor.

Para diagnosticar precocemente os casos é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.

 

Faça parte dessa luta!

 

Por: Júlia Feltrin Ivers e Paola de Souza

 

CONVÊNIO COM A UNOPAR

A Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes faz parceria com a UNOPAR. São descontos de, no mínimo 10% durante o curso de graduação e 10% nos cursos de pós-graduação.
O benefício se estende para os servidores e cônjuge bem como dependentes de primeiro grau!!!

Aproveite a oportunidade!

Para mais informações, entre em contato com a UNOPAR:

http://polos.unoparead.com.br/jaboatao-dos-guararapes-pe
Telefone: (81) 3093-4043

QUE TAL APRENDER UM NOVO IDIOMA?

A Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes adquiriu novo convênio, desta vez com o Cursos e Idiomas Idea visando favorecer aos Servidores e familiares de 1º e 2º grau.

São descontos por pontualidade de pagamento entre outros benefícios que a parceria oferece!

Para maiores informações, entrar em contato com o Idea:
www.ideaidiomas.com.br
Telefone: (81) 9.8855-9330/3361-1680

CONVÊNIO COM A UPE – MATA NORTE

A Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes adquiriu novo convênio de capacitação, desta vez com a UPE-Universidade de Pernambuco-Campus MATA NORTE, visando favorecer aos Servidores e seus dependentes diretos (filhos,cônjuges e pais) descontos que variam de 5% a 25% nas mensalidades nos cursos de pós-graduação.

Para maiores informações, entrar em contato com a Universidade:

www.upe.br/matanorte/
Telefone: (81) 99664-1046

Jaboatão dos Guararapes faz parceria com a PRODIETA

A Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes faz parceria com a PRODIETA.
O presente convênio visa oferecer descontos aos servidores e seus dependentes, nos seguintes serviços: SPA EM CASA, SPA KIDS, REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, NUTRIÇÃO ESPORTIVA, ALIMENTAÇÃO LIGHT, PROGRAMA NUTRICIONAL FAMILIAR, PRODIETA CORPORATIVO, PROESTÉTICA.
Os descontos são de 20% nos serviços de SPA em casa, SPA kids, Reeducação Alimentar, Nutrição Esportiva, Alimentação Light, Programa Nutricional Familiar, Prodieta Corporativo e Proestética. Não será permitida a redução do valor para serviço do SPA no Hotel. E desconto de 10% nos produtos.

O convênio será validado para todas unidades da PRODIETA.
Recife – Casa Forte
Av. 17 de Agosto, 1657 Casa Forte, Recife – PE
CEP 52061-540
Fone: 81-3269-1409

Recife – Rosarinho
Rua Regueira Costa, 81 Rosarinho, Recife-PE
CEP 52041-050
Fone: 81-3241-5961

Recife – Boa Viagem
Av. Cons. Aguiar, 4599, Sala 5
Galeria Mix Place Boa Viagem, Recife -PE
CEP 51110-020
Fone: 81-3463-4183

Para maiores informações: www.prodieta.com.br

OUTUBRO ROSA

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

(fonte: www.inca.gov.br)

 

Convênio com a FACIGMA – Faculdade Integrada de Gestão e Meio Ambiente

A Prefeitura do Município de Jaboatão dos Guararapes, comunica a adesão ao Convênio com a FACIGMA-Faculdade Integrada de Gestão e Meio Ambiente, visando favorecer aos Servidores e seus dependentes com descontos de 50% nas mensalidades dos cursos de graduação e 30%  nos cursos de pós-graduação.
Para maiores informações, favor entrar em contato com a FACIGMA.

Contato:
www.facigma.org
Telefone: (81) 3032.2408 | (81) 9.9674.0065

A Prefeitura do Jaboatão, em parceria com a Espaço Laser, presenteia os seus servidores com tratamento de Depilação a Laser Definitiva

A Espaço Laser, a maior rede de depilação a laser do mundo, oferece um tratamento que é sinônimo de higiene, bem estar e felicidade.

Todos os nossos procedimentos são realizados por  Fisioterapeutas especializadas, utilizando a melhor tecnologia de depilação definitiva do mercado, exclusiva da Espaço Laser em Pernambuco, o laser Gentle Laser Alexandrite.

Benefícios da depilação a laser:

– Remove definitivamente os pelos escuros e grossos;
– Elimina problemas dermatológicos como foliculite (pelos encravados);
– Clareia a pele da região tratada;
– Custo benefício incomparável com demais métodos.

Os servidores da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ganharão com esta parceria:

  1. Tratamento gratuito  (3 sessões) de depilação a laser na área das axilas (unissex) ou faixa de barba (homens). valor do tratamento na clínica, R$990,00;
  2. Desconto de R$1000,00 em qualquer pacote de 10 sessões em outras regiões do corpo que tenha o valor superior a R$1.000,00 ou 50% de desconto em regiões com valor inferior a R$1.000,00.

A T E N Ç Ã O:

O Voucher recebido deverá ser validado exclusivamente na unidade Shopping Guararapes.

Após esta validação, o servidor poderá realizar as sessões de tratamento, em qualquer unidade da Espaço Laser em Pernambuco.