Ingresso e Movimentação

Olá servidor, olá servidora!

Vocês conhecem todas as formas de ingresso na administração pública do Município do Jaboatão dos Guararapes?

Nesta seção falaremos sobre algumas. E para esse caso, chamamos atenção do que preceitua a Constituição Federal em seu artigo 37, o qual nos deparamos com a diferenciação existente em alguns tipos de colaboradores do município, no nosso caso, a saber: aqueles que exercem Cargo Público, aqueles que exercem Emprego Público, aqueles que exercem Função Pública e, finalmente, aqueles que exercem Cargo de Confiança.

  1. Os cargos públicos são em número determinado, criados por lei, com atribuições e remuneração fixas, sendo regidos pelo estatuto dos funcionários públicos.
  2. Os empregos públicos se caracterizam pela presença de contrato sob o regime da CLT.
  3. A função pública corresponde a atribuições exercidas por servidores públicos que não sejam nem cargo nem função pública.
  4. O cargo de confiança se exprime pela possibilidade de livre provimento e exoneração, comumente conhecido como cargo comissionado.

Todavia, não podemos nos esquecer de uma figura muito importante, o estagiário. Isso mesmo, além das situações acima citadas, temos um programa de estágio, implantado no município desde 2009, o qual atualmente conta com cerca de mais de 2000 alunos da rede pública e privada, praticando o ato educativo escolar supervisionado, visando à preparação para o mercado de trabalho.

Dessa forma, o que gostaríamos de expressar, é que em regra geral, para ingresso no corpo de colaboradores da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, sempre haverá um exame prévio que possibilite aferir qual candidato é o mais capacitado para exercer determinado cargo ou emprego público, seja através de concurso público, seleção simplificada ou ainda análise curricular.

Nesta seção falaremos também, sobre como você poderá acompanhar os concursos públicos  promovidos pelo Município do Jaboatão dos Guararapes por intermédio da Secretaria Executiva de Administração, Logística e Gestão de Pessoas (SEALGPE), desde o lançamento do edital até o encerramento das inscrições.

E por fim, traremos uma ferramenta de busca, a qual facilitará bastante à localização de publicações do Diário Oficial do Município, referente a área de pessoal. Navegue no portal e conheça mais…

Confira abaixo alguns formulários úteis:

Ficha Cadastral do Servidor: Clique aqui.
Declaração de PIS/PASEP: Clique aqui.

 

Comentários estão fechados